Bonito - Paraíso das Águas

Avalie este item
(0 votos)

O Município

Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul.

Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o Complexo Turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.

Localização

A cidade de Bonito está localizada no sul da região Centro-Oeste do Brasil, á oeste de Mato Grosso do Sul, sobre o Planalto da Bodoquena (popularmente conhecido como Serra da Bodoquena) e Depressão do Miranda.

Latitude 21º07'15" sul e longitude 56º28'55" oeste.

Distancias

  • 265 Km da capital estadual (Campo Grande)
  • 1.399 km da capital federal (Brasília).

Hidrografia

O Município de Bonito pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai, Sub-bacia do Miranda. Os rios da região tem origem em rochas calcarias.

Em Bonito os rios possuem características peculiares: são rios transparentes. O motivo para os rios locais terem águas cristalinas está na geologia: na região há muitas rochas, principalmente o calcário, cuja procedência vem do fundo do mar.

Principais Rios

Formoso, Prata, Perdido, Mimoso, Peixe, Anhumas, Olaria e Miranda.

Turismo

É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena, sendo o turismo a principal atividade da região, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza.

Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando a sustentabilidade local e a conservação da natureza.

A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau, gerenciando mais de 30 opções turísticas na região.

Eventos

Janeiro

Festa de Santos Reis - tradição religiosa de muitos anos que passou de pai para filho. A Festa começa a ser organizada no dia 25 de Dezembro e sai do Pesqueiro Arizona, onde acontece a Santa Ceia, depois segue para outros Pesqueiros cantando e pedindo prendas além de rezar o terço em cada passagem. Pousam nos Pesqueiros e seguem no dia seguinte, entre 4 e 5 de janeiro, eles arredam as prendas para a Festa no dia 6 de Janeiro.

Abril

Festa do Peão de Boiadeiro  - o evento é realizado anualmente no final de abril com término no começo de maio. Típica de peões que representam as fazendas de todo o Estado e concorrem a troféus de várias modalidades.

Julho

Festival de Inverno - O festival está inserido em um conjunto de ações desenvolvidas e apoiadas pelo governo e trade turístico, com o objetivo de ampliar o potencial turístico. O evento consta de: música, festas, tetro, exposições de artes plásticas, de fotografia, cinema voador, vídeo e palestras, com duração de 10 dias.

Agosto

Encontro Estadual Clubes de Laço - Evento realizado no final de agosto, que reúne 11 Clubes do laço do Estado. 

Infraestrutura

  • Agencia dos Correios
  • Hospital Darci Bigaton
  • Rodoviária de Bonito
  • Aeroporto Regional de Bonito

Veja as fotos do município

Visualizada 2273 vezes
 
Tempo Miranda