Miranda - Portal do Pantanal

Avalie este item
(1 Votar)

 

O Município

Miranda é a décima sexta maior cidade do Mato Grosso do Sul com 25.794 mil habitantes, e a segunda cidade mais velha do estado. 

Localização

O município de Miranda está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanal Sul-Mato-Grossense (Microrregião de Aquidauana). Latitude 20º14'26" sul e a longitude 56º22'42" oeste.

Distancias

  • 202 km da capital estadual (Campo Grande)
  • 1 228 km da capital federal (Brasília).

Turismo

É famosa no Brasil pelo Pantanal e pelo trem da ALL (antiga Estrada de Ferro da Novoeste e Estrada de Ferro Noroeste do Brasil - N.O.B.). Hoje o Trem do Pantanal.

Em Miranda o visitante encontra o roteiro terrestre em direção a Corumbá pela estrada parque.

Pontos de visitações

  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (em estilo barroco construída em 1931, uma das principais construções antigas e bonitas de Miranda)
  • A antiga Estação da estrada de ferro que é a primeira estação construída no estado, hoje toda revitalizada integra o Trem do Pantanal que é uma das atrações turísticas do Estado
  • O prédio atual da prefeitura (antiga residência dos padres)
  • Antigo Presídio da cidade (atual Forrozão)
  • A Usina Velha Santo Antônio (Uma das primeiras construções da cidade)
  • Casa da cultura terena que fica na entrada da cidade que tem as principais atrações indígenas da cidade
  • Parque de Exposições da cidade que tem a sua maior festividade o aniversário da cidade.
  • Ponte Metalizada da estrada de ferro que passa em Salobra, em direção a Corumbá
  • Rio Miranda, apto a pescaria esportiva

Hidrografia

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. sub bacia do Rio Paraguai

Rio Miranda – É o rio mais importante e que abastece a cidade de Miranda, é o maior afluente do rio Paraguai que nasce na serra de Maracaju entre Jardim e Ponta Porã, é afluente pela margem esquerda do rio Paraguai. Possui 700 km de extensão, sendo 200 km navegáveis, passa pelo Cerrado e pelo pantanal, que passa pela cidade de Miranda(onde recebe o nome), onde é navegável até a sua foz no rio Paraguai no município de Corumbá.O rio se encontra em dois biomas no cerrado(onde nasce) e no Pantanal(onde deságua).

Rio Aquidauana – Afluente pela margem direita do rio Miranda com 620 km de extensão. Navegável da foz até a cidade de Aquidauana. Nasce na serra de Maracaju, acima e ao oeste de São Gabriel do Oeste e percorre o vale entre as serras da Boa Sentença e Maracaju. Faz divisa do município de Miranda com Aquidauana. Parte significativa do rio encontra-se no Pantanal.

Rio Salobra – Afluente pela margem esquerda do rio Miranda. Faz divisa do município de Miranda com Bodoquena. Nasce na serra da Bodoquena.

Infraestrutura

Os Mirandenses contam com Hospitais, Bancos, escolas públicas e particulares, postos de saúde, hotéis urbanos e rurais, pousadas, motéis, restaurantes, bares, lanchonetes, transporte rodoviário e urbano, delegacia, dentre outras.

Veja as fotos do Município

Visualizada 2403 vezes
 
Tempo Miranda