Comitiva Pantaneira – Tocando Gado no Pantanal Sul

Você já pensou em fazer parte de uma comitiva pantaneira? Subir no seu cavalo, ajudar os peões a arrebanhar o gado pelas fazendas do Pantanal, almoçar num típico acampamento de comitiva e descansar depois da lida numa rede esticada entre as árvores? Pois é, isso é possível aqui no Mato Grosso do Sul!
 

Comitiva é como o gado é transportado para as partes mais altas do Pantanal para que possam sobreviver às enchentes. Os peões e seus cavalos se dividem em funções e vão guiando o gado, passando por estradas e fazendas.
 

E é essa vivência que você terá aqui conosco!

Uma rota única, marcada pelas emoções, pelo som do berrante, pelo estalo do reiador, pela história de um lugar que foi palco da guerra do Paraguai, pelos “causos“ reais dos peões pantaneiros, pelo cavalgar no lombo de um belo cavalo pantaneiro, pelo sol e pelo luar do Pantanal, pela verdadeira comida de comitiva no meio da estrada, feita no fogo de chão, pela música regional, pelo gado cortando o estradão.
 

Viva essa experiência única, o prazer dessa Aventura, onde a história, os costumes e a tradição se misturam com a alma do homem Pantaneiro.

A comitiva se inicia em uma típica fazenda pantaneira à 20 km da cidade de Miranda/MS, na região do Distrito de Agachi. 
 

ROTEIRO

 

1º DIA: SEXTA-FEIRA

Chegada ao Mato Grosso do Sul. Sua cidade de chegada é Miranda. Check-in no hotel Pantanal a partir das 14h. Noite Livre.

*Sugestão de local para jantar: Restaurante Caqui Quintal (Culinária Regional).

2º DIA: SÁBADO

Dia de Comitiva Raiz. Café da manhã no hotel e saída às 7h30 para a fazenda onde se iniciará as atividades do dia. 

Chegada na fazenda e recepção de boas vindas com café no cupim.

No receptivo da fazenda será realizada uma visita ao museu e às cocheiras.

Às 9h saída do grupo para o redondel para apresentação, orientação e ambientação do homem com o cavalo.

Será apresentado as vestimentas e os acessórios utilizados pelos peões pantaneiros na lida do campo. Após todos estarem montados e prontos, inicia-se a cavalgada pela trilha dos Bacuris. A trilha na maior parte do percurso é sombreada pelas árvores e as margens do Córrego Agachi.

Ao final da trilha, parada para apresentação do nado com cavalo na lagoa e uma roda de prosa com Tereré. Às 12h Almoço de Comitiva.

Após o almoço, um breve momento para descanso em redes e distribuição das funções de cada participante na comitiva (explicação técnica fornecida pelos peões guias). 

Após as instruções o grupo irá arrebanhar o gado para dar inicio a comitiva pantaneira, o trajeto será pelos campos da fazenda seguindo em direção ao mangueiro (prática efetuada para carregamento do gado). Chegada prevista no mangueiro às 16h30. Após a chegada da comitiva no mangueiro, cada participante irá realizar o trato de seu cavalo (desencilhar, banhar e alimentar).

No final do dia é hora de organizar o acampamento de comitiva (pouso pantaneiro). Com o acampamento em ordem, o grupo estará livre para descanso e banho, pois às 19h inicia a Roda de Viola com churrasco pantaneiro. O jantar encerra às 21h e todos estão liberados para dormir. *observações sobre o pouso logo abaixo*
 

3º DIA: DOMINGO

Neste dia o grupo poderá vivenciar algumas atividades corriqueiras de uma fazenda, como uma visita ao mangueiro para tirar o leite da vaca – horário: 5:00h. O café da manhã do pantaneiro é conhecido como “Quebra Torto” (carreteiro, ovo frito, café e outros) será servido a partir das 6h30.

Após o quebra torto, será realizada uma apresentação da prova do tambor e laço comprido. Para quem quiser continuar com a experiência de um dia “de peão pantaneiro” será possível fazer uma cavalgada pelos campos da fazenda. Ou, Poderá ser realizada uma leve caminhada pela Trilha cheiros e sabores do Pantanal. Um percurso para aguçar os seus cinco sentidos, ao ritmo do canto dos pássaros e percorrendo as atividades do dia a dia da Fazenda. 

O contato com a cultura também faz parte do caminho. No trajeto, uma trilha sombreada pelas palmeiras de Bacuri, repleto de histórias e lendas do Pantanal. Ao final do passeio uma visita à igreja para agradecer. As 12h será servido o almoço Pacu Pizza e acompanhamentos (pratos de peixes variados). Hora de levantar acampamento para o encerramento das atividades às 14h.

OBSERVAÇÕES GERAIS

- Idade mínima para realizar o roteiro: 13 anos;
- O acampamento de comitiva (pouso pantaneiro) será realizado em redes e/ou barracas de até 2 pessoas (serão fornecidos redes, barracas, colchonete e roupa de cama). No ato da reserva a pessoa já deve informar se deseja dormir em rede ou em barraca (alojamento pantaneiro).
- Apartamentos. A fazenda tem apartamentos com ar condicionado que poderão ser utilizados para o pernoite, para quem não quiser dormir em barraca ou rede. A configuração dos apatamentos são: individual, duplos, triplos ou quadrúplos. Valor adicional de R$ 100,00 por pessoa.
- Por conta das características do espaço e das atividades a serem realizadas Não aceitamos Pet´s;
- As atividades demandam um nível de condicionamento físico de leve a moderado.
- Por questões climáticas ou adversas que possam comprometer a segurança ou o aproveitamento das atividades, as mesmas ficam sujeitas a avaliação de cancelamento ou adequação.

 

SAÍDAS PROGRAMADAS

Junho: De 24 à 26

Julho: De 22 à 24

Agosto: De 26 à 28

Setembro: De 23 à 25

Outubro: De 28 à 30

Novembro: De 25 à 27

Dezembro: De 09 à 11



VALORES E FORMA DE PAGAMENTO

Consulte-nos.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO
 

Cancelamento pelo cliente: Em caso de cancelamento por iniciativa do cliente, será feita a devolução conforme condições abaixo:

– Cancelamento entre 29 e 21 dias do início do passeio: 80% do valor total.

– Cancelamento entre 20 e 7 dias do início do passeio: 50% do valor total.

– Cancelamento a menos de 7 dias do início do passeio: Sem devolução.

Cancelamento feito pelo atrativo:

- não atingindo um mínimo de 06 pessoas, a saída será cancelada com pelo menos 10 dias de antecedência e poderá ser remarcado para outra data ou na impossibilidade da vinda do Cliente, o valor pago será devolvido integralmente.

- a saída poderá ser cancelada por questões climáticas ou adversas que possam comprometer a segurança ou o aproveitamento das atividades.
 

O QUE LEVAR?

  • 1 mochila com pertences pessoais poderá ir no carro de apoio;
  • 1 muda de roupa para banho após o passeio ( para os que forem fazer o DAY USE )
  • óculos de sol – melhor velhos;
  • protetor solar (obrigatório);
  • repelente (obrigatório);
  • calçado fechado – bota ou tênis (obrigatório);
  • calça confortável sem estar apertada;
  • se usar medicação de uso contínuo ou for alérgico a alguma coisa, levar sua medicação;
  • roupa de banho;
  • toalha;
  • chinelo ou calçado para trocar porque o que será usado na comitiva poderá molhar.


 

Faça sua reserva pelo WhatsApp!

Chamar no WhatsApp